NOC

O que é NOC?

NOC, também conhecido como Central de Operações de Rede, é um serviço interno ou externo que atua de forma preventiva e proativa com objetivo de manter o ambiente de TI o mais estável possível.

Pode ser definido como uma equipe ou uma Central de Monitoramento de Infraestrutura de TI. No NOC são realizados o monitoramento e a gestão de eventos de TI. Através de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos ativos da área.

Pelo NOC são monitorados todos os ativos de TI de uma empresa, como hardwares, sistemas, aplicativos, dispositivos de rede, links de internet e todos os indicadores de tecnologia da informação. Também é possível criar alarmes personalizados especificamente para cada ativo e agir de maneira antecipada diante de problemas que viriam a interferir na continuidade do negócio.

A prática já é bastante consolidada em grandes corporações, mas a ideia tem sido cada vez mais difundida em pequenas e médias empresas, uma vez que a disponibilidade dos sistemas e agilidade na recuperação em caso de problemas tem se tornado um diferencial competitivo no mercado.

Como funciona o serviço de NOC?

O serviço do NOC vai além do simples monitoramento, ele é responsável por executar scripts que visam a estabilização dos incidentes de forma instantânea, geração de informações para as equipes de infraestrutura, criação de relatórios de capacidade e disponibilidade dos ativos de TI. Também realiza atividades a fim de garantir a segurança da informação, como tarefas rotineiras de backup, atualização de licenças e implementação de softwares de segurança.

Também está no escopo de um serviço de NOC a análise de informações para prever necessidades de investimento ou identificar falta de capacidade de recursos da infraestrutura atual Com uma atuação mais preventiva do setor, o gestor de TI melhora a maturidade de TI da empresa, reduz downtimes dos serviços críticos e aumenta a satisfação dos usuários.